Parabéns ao meus colegas membros do blogue "
Bibliotecários sem Fronteiras"
(BsF),
Diego Abadan, Tiago Murakami, Moreno Barros, Maria Clara Assunção, Dener Brito e em especial à fundadora
Viviane Silva, os
cinco anos de existência do blogue BsF, que se completaram no passado dia
30 de Março. Não tenho a certeza se o BsF foi o primeiro blogue de bibliotecas em Língua Portuguesas, mas penso que sim.
Ao longo dos anos o nº de visitas ao blogue foi aumentado tanto que o servidor onde estava alojado (gratuitamente) um dia (em Abril de 2006) acabou simplesmente excluindo-o (sem aviso prévio), por excesso de tráfego. Antes disso recordo-me que no primeiro trimestre de 2006 era comum passar a barreira dos dois mil visitantes/dia, e não era mais porque nesse período era raro o dia em que o blogue não deixava de estar online durante várias horas do dia (e ainda por cima quase sempre nos períodos de ponta). Se se mantivesse sempre online atingiria valores bem mais elevados! Para atestar,
este post do Diego Abadan já vai com 622 comentários.
Ainda hoje o antigo URL (http://biblio.crube.net) tem bastante visitantes. Consultando no
Google Analytics, verifiquei que esse antigo site/URL teve
uma média superior a 1000 visitantes por dia no mês de Março de 2007 (em concreto 1011 visitantes/dia)
[valores rectificados no dia 10/04/007], sendo que o meu post sobre o
Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, que por curiosidade até é no momento o 2º post mais visitado do blogue, ainda tem uma média apreciável, com 76 visitantes por dia (média de 27 550 por ano). Ou seja, esse post tem quase tantos visitantes por dia como tem este blogue Bibliotecas em Portugal, com cerca de 1000 posts!
(faço aqui uma pausa para me rir um bocado) Bem, pelo menos fico grato que o meu post tenha ao longo do tempo prestado boas informações a muitas pessoas que vão visitar o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.
Abaixo, o 1º post do blogue BsF, da autoria de Viviane Silva.